Adestramento Fácil

  • 02 Out
  • 2013

Adestramento Fácil

Postado em Dicas para Adestramento por Olhos Felinos Caninos
Adestramento Fácil

Deve-se começar a educação quando o cão ainda for filhote, por volta dos 2 meses de idade.

Nesta fase não existe a primeira ou a segunda lição, mas a educação deve acontecer no dia a dia e ser constante.



O certo e o Errado


O filhote é como uma criança é preciso ensinar o que é certo e o que é errado desde pequeno, senão ele cresce mal educado. É muito importante repreender na hora certa mas, também é muito importante elogiá-lo quando agir corretamente. Esta atitude reforça o bom comportamento.

Quando for elogiar mostre ao cão, seja ele filhote ou adulto, a sua satisfação, usando sempre palavras com entusiasmo e, ao mesmo tempo, acaricie-o. O contato físico e as palavras são muito importantes e devem ser usados imediatamente após o feito.

Agora, se você precisar repreendê-lo, mostre isto imediatamente após o feito e demonstre que não gostou. Não bate ou esfregue o seu focinho nas fezes ou na urina, olhe apenas em seus olhos e diga um NÃO em tom bem enérgico. Não é preciso gritar apenas mostre a ele que é você quem manda.



Dormindo no local correto

Inicie já no primeiro dia treinamento de bons hábitos, colocando-o em sua cama, para que tire as suas sonecas durante o dia. Os filhotes cansam-se rapidamente e precisam descansar e dormir. Desta forma ele se acostumará com sua nova cama, permitindo uma noite tranqüila para todos.

Não dê nada ao filhote durante a noite. Quando você for deitar, leve o filhote para o quintal, para que ele tenha uma última oportunidade de satisfazer as suas necessidades, dando-lhe tempo para que evacue. Caso você more em apartamento, escolha um local, que ficará fixo, para ele fazer as necessidades e forre com jornal.

A regra mais difícil e a mais importante para o novo proprietário é: sempre leve o filhote para fora, não o ponha para fora. Os poucos minutos que você gastar nesta atividade, serão recompensados por um treinamento rápido de seu cão, que logo saberá como deve comportar-se dentro de casa.



A Primeira Noite


Quando você for adotar ou comprar um filhote procure levar algum objeto que tenha o cheiro da mão, um pano velho, ou até o jornal em que ele estiver deitado. Na primeira noite em sua nova cama, o filhote poderá sentir-se sozinho e ganir, ou até uivar. É neste momento, que as roupas velhas, colocadas na cama, serão úteis, ou um relógio de mecanismo ruidoso colocado próximo à caixa, um brinquedo favorito, um rádio tocando baixinho no mesmo ambiente, ou até uma lâmpada de baixa intensidade. O importante é não ceder, tirando o filhote de sua cama. Você pode conversar com ele, consolando-o ou até recriminá-lo, mas é preciso muita firmeza neste primeiro confronto de vontades, que irá ocorrer na primeira noite, ou nas noites subseqüentes. Mantenha-se enérgico, mas carinhoso, e logo a natureza prevalecerá, fazendo com que o cãozinho adormeça profundamente. Acreditamos que na segunda noite, ele já perceberá que está em sua cama e que aquele lar também é seu.



Fazendo as necessidades no lugar correto

Os filhotes fazem as necessidades em intervalos de poucas horas após comer, beber, acordar ou brincar. Treine seu cachorro a usar um jornal dentro de casa, antes de passar para fora, se você morar em casa. Todo cão é limpo por natureza e costuma fazer as necessidades longe do local onde dorme.

Antes de iniciar o treinamento escolha o local onde será o banheiro oficial do cão. Quando escolher o local leve em conta a facilidade de limpeza (perto de ralos) e a facilidade de acesso. Após escolhido o local, forre-o com jornal (o jornal é ideal porque é muito absorvente). Molhe uma das folhas em sua urina e coloque por cima de todas. O cheiro da própria urina irá incentivá-lo a fazer naquele local. Se puder guarde sempre um dos jornais sujos para mostrar ao filhote o próprio odor e encorajá-lo a utilizar aquele ponto novamente.

Leve-o sempre até o jornal após terminar as refeições. Normalmente, percebe-se quando ele quer fazer as necessidades, ele fica inquieto e começa a andar em círculos e a cheirar o chão. É nesta hora que você deve agir, levando-o imediatamente ao banheiro. Sempre elogie seu filhote depois de terminar.

É comum acontecer acidentes no começo, portanto nunca castigue-o por fazer sujeira dentro de casa ou fora do seu banheiro, isto somente o deixará ansioso. Limpe o local, desodorize (use cloro ou vinagre) para eliminar o cheiro e, após a refeição seguinte, leve-o novamente ao banheiro. Siga esta rotina até ele usar sozinho o seu banheiro. Quando isto acontecer diminua a área forrada chegado ao limite de apenas uma folha de jornal aberta.

Este aprendizado leva em média de 3 a 8 semanas e, é uma fase muito importante para você não ter transtornos mais tarde.

Fonte: http://www.saudeanimal.com.br/adestra3.htm

Leia mais